Produtos agrícolas retidos em apreensões de drogas começam a ser doados a produtores rurais em MS

Imprópria para consumo humano, a carga, que antes era descartada, está sendo usada para alimentar animais. Novidade é parte de um projeto piloto que pretende ajudar agricultores familiares em toda a região de fronteira entre Brasil e Paraguai.

Produtos agrícolas apreendidos em cargas de drogas em Mato Grosso do Sul ganharam, recentemente, uma nova destinação na região sul do estado. Os produtos, como milho e fécula de mandioca, que antes eram descartados após a apreensão, agora estão sendo, em partes, doados a produtores rurais. Impróprios para consumo humano, a carga está sendo usada para alimentar animais.

A novidade é parte de um projeto piloto que pretende ajudar agricultores familiares em toda a região de fronteira, e é uma parceria entre a Prefeitura de Ponta Porã, Polícia Federal e Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). De início, 128 famílias serão beneficiadas. “Sabemos que os valores dos insumos estão muitos altos e isso deve diminuir bastante o custo final para poder passar essa ração para os animais”, afirma Caio Augusto, secretário de Desenvolvimento Regional de Ponta Porã.

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) é o responsável por grande parcela das grandes apreensões de drogas em Mato Grosso do Sul, graças à intensa fiscalização na fronteira entre Brasil e Paraguai. De acordo com o diretor do DOF, Wagner Ferreira, cerca de 90% dos entorpecentes são encontrados em meio a cargas de produtos agrícolas. “Quando o produto não tem reconhecimento pelo proprietário, ele é depositado em alguns silos da região, principalmente quando se trata de grãos. Depois, o judiciário define a destinação final do produto”, comenta.

Produtos agrícolas retidos em apreensões de drogas começam a ser doados a produtores rurais em MS
Maconha apreendida em MS estava escondida em sacas de fécula de mandioca — Foto: PRF/Divulgação

Em um dos casos, um caminhão levava maconha escondida em 18 toneladas de fécula de mandioca. Com os entorpecentes apreendidos, a justiça destinou o produto agrícola para 120 produtores de leite da região sul do estado. De acordo com o produtor Ginaldo Carvalho da Mota, a doação recebida foi utilizada para misturar à ração das vacas. “Veio numa hora que o produtor mais necessita, por causa do aumento do valor do grão”, afirmou.

De acordo com a analista técnica da Famasul, Fernanda Oliveira, a ideia é de ajudar o produtor em tempos de dificuldade. “Insumos que venham para substituir e que diminuam o custo de produção ajudam o produtor a melhorar a sua rentabilidade e também a sua lucratividade”, aponta.

Em outro caso, mais de 14 toneladas de milho foram utilizadas para esconder uma tonelada de maconha apreendida em uma rodovia no sul do estado. A justiça já autorizou que a carga seja distribuída para 33 agricultores familiares, representando uma economia de R$ 1 mil de ração para cada um.

.

Produtos agrícolas retidos em apreensões de drogas começam a ser doados a produtores rurais em MS

Outro produtor, Vitor Carlo Neves, concorda com o colega de profissão. “Antigamente essas cargas apreendidas eram descartadas no lixão. Vivemos numa pandemia que trouxe tanto transtorno pra nós, agricultores familiares, mas essa notícia é muito boa e vem em boa hora pra atender nossa família”, finaliza.

Sobre Noticidade Brasil 9338 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*