‘Olhar para frente, não deixar que isso aconteça outra vez’, diz governador empossado sobre corrupção

Governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro

Witzel foi condenado nesta sexta (30). Ele foi o 6º governador do estado a estar na mira da Justiça em menos de 4 anos. O antecessor também não concluiu o mandato: Pezão foi preso a 31 dias do fim da gestão. Antes dele, Sérgio Cabral, Garotinho, Rosinha e Moreira Franco foram detidos.

Após ser empossado governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro concedeu uma entrevista exclusiva à TV Globo e disse que vai investir em fiscalização e compliance para não se tornar alvo de escândalos de corrupção, como os que levaram ao afastamento, condenação e impeachment de Wilson Witzel  e até a prisão de outros governadores do estado nos últimos anos.

“Estamos trabalhando duramente em compliance, em novos métodos de não deixar isso acontecer, tanto é que de 28 de agosto pra cá, a gente está conseguindo uma verdadeira revolução, com uma controladoria forte, com uma procuradoria forte, agora com uma secretaria de Justiça e Compliance buscando que daqui pra frente erros do passado não se repitam. Eu acho que é aprender com o passado, mas olhar para frente. Olhar para frente, não deixar que isso aconteça outra vez”, disse o governador empossado.

À tarde, Castro voltou a dar um pronunciamento e disse:

  • Que seu compromisso “é criar políticas públicas para ajudar quem tem mais sofrido com a pandemia. Seja pela perda de parentes, seja pela perda de emprego provocada pela crise econômica”
  • Que a concessão da Cedae vai beneficiar mais de 12 milhões de pessoas.
  • Que “todos os municípios são importantes”. “Por isso, determinei a entrega igualitária de 5,8 milhões de doses de vacina contra a Covid em todo o estado”, afirmou.
  • Que vai “continuar enfraquecendo as milícias”. “A força-tarefa que criamos em outubro já resultou em mais de 600 prisões. Retiramos 1,5 bilhão desses criminosos”, disse o governador.
  • “O Arco Metropolitano será uma via efetiva e não sofrerá mais com as cenas de violência”.
  • Disse que está melhorando as estruturas de compliance do governo para “não deixar que os erros do passado voltem a acontecer”.

Castro também fez uma referência a uma música de Chico Buarque ao afirmar que o estado precisa quebrar a desconfiança.

“Nosso estado, infelizmente hoje, ainda é a Geni do Brasil. Ainda é um estado visto com desconfiança. Mas ontem, no leilão da Cedae, ficou demonstrado que nós podemos dar a volta por cima. Mais de 100% de ágio é a prova de nós hoje estamos no caminho correto”.

Castro também pregou o diálogo, inclusive com a Alerj. O presidente da casa, André Ceciliano (PT) chegou a acusar o governador de ameaçar parlamentares  às vésperas do leilão da Cedae. “Hoje, parece que estamos cometendo um crime quando dialogamos com aquele que o outro não gosta. A palavra diálogo não pode ter coloração ideológica”, afirmou.

“Agora, que estamos diante da adesão do novo Regime de Recuperação Fiscal, teremos 10 anos par nos reorganizarmos. Colocarmos a casa em ordem e enfrentarmos nossos enormes desafios sociais e econômicos”, acrescentou.

Sobre Noticidade Brasil 9334 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*