Gilson Leite de Carvalho levou a mãe até uma unidade de saúde de Campo Grande para receber a dose da vacina contra o novo coronavírus. Idosos a partir de 99 anos foram vacinados em todo o estado nesta segunda-feira (1°).
A segunda-feira (1°) foi de início da vacina contra a Covid-19 para idosos a partir dos 99 anos em Mato Grosso do Sul. Na capital, Campo Grande, Laureana da Conceição de Carvalho, de 103 anos, foi uma das primeiras a receberem a dose em uma das unidades de saúde. O filho dela, Gilson Leite de Carvalho, foi quem a levou até o local e se emocionou ao ver a mãe sendo imunizada.
“Agradecer a Deus por isso, estou muito feliz mesmo. Minha mãe agora, acho que está fora de perigo, se Deus quiser”, afirmou. A vacinação foi realizada no sistema drive-thru e a idosa não precisou descer do veículo para receber a dose.
Quem também chegou cedo para receber a vacina contra a Covid-19 foi Amáveis Martins, de 100 anos. Ela foi a primeira a ser imunizada na Clínica da Família Portal Caiobá, também em Campo Grande. A idosa compareceu na unidade de saúde em uma cadeira de rodas com o filho, Gregório dos Santos, de 74 anos e a nora. Todos se emocionaram após a vacinação.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/N/y/r6CZpbStWZm4mFIAYnmA/whatsapp-image-2021-02-01-at-14.06.58.jpeg)
Nesta terça-feira (2), será iniciada a vacinação para idosos de 98 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande, um cronograma foi estabelecido para separar os idosos por faixa etária e, portanto, evitar aglomerações nas unidades de saúde. A vacinação para os idosos acima de 80 anos será sempre de 13h às 17h e está programada para ocorrer até o dia 27 de fevereiro.
Conforme a Sesau, a vacinação acontece em 18 unidades de saúde nas sete regiões da capital. Segundo a Secretaria, a recomendação é de que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários façam o cadastro no sistema da Prefeitura através do site vacina.campogrande.ms.gov.br para agilizar o processo de identificação no dia da vacinação. No entanto, o atendimento será por demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento.
Outros municípios também seguiram este cronograma por faixa etária e também iniciaram a imunização nesta segunda. Em todo o estado de Mato Grosso do Sul, 10.200 idosos devem receber as doses contra a Covid-19.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, o estado recebeu três lotes de vacinas – da Oxford e Coronavac – e encaminhou aos municípios 190.746 doses. O público-alvo desta primeira fase de vacinação chega a 251.440 pessoas e o total de doses aplicadas até a manhã desta segunda era de 46.152.
O total de infectados com o novo coronavírus desde o começo da pandemia chegou a 161.371 nesta segunda, com 2.921 óbitos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI públicos é de 68%. Em contrapartida, 151.076 pessoas se recuperaram da doença. Esse número representa 93,6% do total de infectados.
Seja o primeiro a comentar