Megaoperação Divisas Integradas, aponta 59 prisões e 16 armas de fogo apreendidas.
Nos 17 municípios localizados na divisa com São Paulo, a Polícia Militar paranaense já prendeu 59 pessoas, apreendeu 16 armas de fogo, e uma grande quantidade de drogas e recuperou oito veículos durante a Operação Divisas Integradas, desencadeada nas regiões Noroeste e Norte do estado. O balanço parcial, divulgado.
Cera de 600 quilos de maconha que estavam em um caminhão que saiu de Mato Grosso do Sul, foi apreendido por policiais militar rodoviária neste sábado (19) durante a Operação Divisas Integradas. A ação policial aconteceu na noite de sábado.
O motorista J. A. N de 55 anos disse que pegou a carga na cidade de Ponta Porã estado de Mato Grosso do Sul divisa com o país Paraguay e levaria até a cidade de Piracicaba interior de São Paulo. Disse ainda que não saberia para quem iria entregar a droga, ressaltou “quando chegasse na cidade iria descarregar os grãos que transportava e ria entrar em contato com o contratante na cidade de Dourados, também no estado de Mato Grosso do Sul, a onde iria pegar o endereço da entrega da maconha“.
A Polícia Militar acredita que pelas mensagem via aplicativo whatsapp, teria um segundo envolvido, mais o mesmo não foi localizado.
Ao fazer a busca na carroceria, a equipe da ROCAM encontrou um compartimento oculto (mocó) onde estavam as drogas, que após pesagem totalizaram 600 quilos de maconha sendo 100 quilos com uma inicial (P) e 500 quilos com inicial (A) A policia acredita que seria duas entregas que o motorista iria realizar.

“Estamos cada vez mais unidos no combate ao narcotráfico e ao crime organizado. Somente nestas primeiras horas de operação e intensificação de policiamento, já retiramos mais de R$ 30 mil em dinheiro do tráfico de drogas. Nosso objetivo é justamente desarticular e enfraquecer estes criminosos”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares.
O Subcomandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Antônio Carlos de Morais, explicou que os preparativos da operação levaram meses, uma vez que envolve dois estados e várias forças de segurança. “Pelo Paraná, a ação compreende a extensão dessa divisa com São Paulo, a qual abrange 17 municípios, onde somaram-se 20 pontos estratégicos para deflagarmos operações como bloqueios, mandados de busca e apreensão e de prisão, procurando coibir todos esses crimes que ultrapassam a divisa de um estado para o outro, o que é comum, visto que crime não tem fronteira”, ressaltou.

O trabalho das equipes policiais militares do Paraná já resultou em 4.160 pessoas abordadas, das quais 59 acabaram presas e oito adolescentes, apreendidos. Também houve 45 cumprimentos de mandados judiciais em toda a área da operação. Em ações estratégicas, os policiais recuperaram dois tratores que tinham sido roubados em São Paulo e também apreenderam 150 metros de espinhéis, duas tarrafas e 50 metros de rede, além de 50 anzóis. Uma das ações também resultou na apreensão de fios de cobre.

A Megaoperação Divisas Integradas, iniciou-se na manhã de terça-feira (15/09), com foco no combate a organizações criminosas, tráfico de drogas, armas, contrabando e descaminho, além de furtos e roubos de cargas e outras atividades ilegais na região de divisa dos dois estados.
Mais de 7,8 mil policiais de forças de segurança das esferas estaduais e nacional, atuantes no Paraná e em São Paulo, equipados com 2,1 mil viaturas de ambos os estados, 21 aeronaves, seis drones, 18 cães e 11 embarcações, atuam na ação integrada. São 20 pontos de bloqueio na área de divisa entre os dois estados, além das ações de mandados e patrulha.
Pela Polícia Militar do Paraná, participam da operação o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), o Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Fronteira (BPFron), o 2º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pelo Norte Pioneiro e Norte do Paraná, o 3º Comando Regional da Polícia Militar, responsável pela região Noroeste do Estado, e o 6º Comando Regional da Polícia Militar, correspondente Região Metropolitana de Curitiba.

Credito: Secretaria de Segurança Pública Estado do Paraná – SESP-PR
Seja o primeiro a comentar