Máscaras serão obrigatórias a partir de sexta em Campo Grande para conter avanço do coronavírus

De acordo com o prefeito, o decreto está em fase de finalização e deve ser publicado nos próximos dias

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), afirmou que o uso de máscaras nas ruas da capital passará a ser obrigatório a partir de sexta-feira (19). O decreto com a exigência deve ser finalizado entre quarta-feira (17) e quinta-feira (18), também segundo o chefe do Executivo municipal.

Em transmissão ao vivo, o prefeito afirmou nesta terça houve outra reunião para discussão do decreto que deve ser publicado. “Amanhã faremos o termo redacional final, para a partir de sexta tornar o uso obrigatório na cidade de Campo Grande”, afirmou.

Assim, o prefeito explicou que os termos serão redigidos junto com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e Câmara Municipal de Campo Grande. Marquinhos lembrou que mesmo com a medida obrigatória de enfrentamento ao coronavírus, o decreto não deve “ferir a liberdade do campo-grandense”.

Pedido da população

Desde o início da pandemia é comum ver comentários nas redes sociais do prefeito e pedidos durantes as transmissões ao vivo para que Campo Grande adote o uso obrigatório de máscaras. O uso obrigatório das máscaras de proteção individual foi anunciado na última segunda-feira (15).

De acordo com Marquinhos, o decreto deve ser oficializado após estudos e garantias de que a medida não seja judicializada. “Todas as vezes que uma questão é judicializada, gera aquela intranquilidade”, admitiu.

Ainda neste sentido, o prefeito ressaltou que parte da população poderia sugerir que a prefeitura doasse máscaras para todos os moradores da capital. Marquinhos lembrou que a gestão confecciona máscaras de proteção facial e distribuiu nos terminais e filas do auxílio emergencial.

“Muitas vezes já se perdeu a noção da pessoa que pede uma máscara e depois pede mais duas. Às vezes as pessoas estão pegando a máscara mesmo que elas mesmas já possuam esse equipamento de proteção”, justificou.

Para que máscaras?

Os benefícios da utilização do equipamento são coletivos: ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da Covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba.

Diversos estudos feitos por vários países no mundo apontam que pessoas sem nenhum sintoma do novo coronavírus podem representar até 50% dos infectados e transmitir a doença mesmo que não estejam tossindo ou com febre. Por isso, é importante usar para evitar se infectar e também evitar transmitir a doença, mesmo sem saber, a quem possa desenvolver alguma complicação e morrer.

Saiba como descartar máscaras faciais contra coronavíurs sem expor coletores

A máscara fácil é um dos itens mais recomendados pelas autoridades sanitárias para que se evite a disseminação do novo coronavírus. Desta maneira, é muito comum que as pessoas acabem trocando de máscaras durante o dia, mas não saibam como fazer o descarte correto delas e também de outros objetos como luvas e os lixos nessa época de pandemia.

O Procon Municipal de Campo Grande elaborou algumas dicas para que as pessoas acabem evitando expor os coletores de terem contato direto com os itens pessoais e assim, acabem contraindo a doença.

“As máscaras, luvas, lixos de pacientes com covid-19 devem ser tratados adequadamente para não contaminar outras pessoas”, alerta o Procon-CG. Confira as dicas:

Saco resistente

Num primeiro momento, o cidadão deverá utilizar um saco plástico bastante resistente e que potencialmente não pode estar com a capacidade máxima. O recomendado é que o saco esteja com 2/3 da capacidade e assim, poderá ser feito um lacre um até mesmo um nó evitando a exposição.

De preferência, dois sacos plásticos

O Procon-CG orienta que quando a pessoa for descartar a máscara facial, disponibilize dois sacos plásticos: um que contenha o item e outro para evitar o contágio dos coletores. É preciso lembrar que o saco deve estar limpo e ser resistente e que tenha identificação.

Descarte no lixo orgânico

Outro ponto para que seja feita corretamente o descarte é onde deixar o lixo na hora de ser recolhido pelos coletores. A orientação do Procon-CG é que o lixo precisa ser recolhido como lixo orgânico e não como lixo reciclável.

Sobre Noticidade Brasil 9336 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*