Rejeição a Flávio Bolsonaro é o fator-chave

Esse será o argumento que o Centrão deve usar para tentar demover o clã Bolsonaro da ideia de lançar candidatura própria

O dado mais relevante trazido pela pesquisa Quaest, publicada na terça, 16, é a rejeição ao nome de Flávio Bolsonaro.

A rejeição aos candidatos tem sido uma variável decisiva para o resultado das eleições, e o sobrenome Bolsonaro só perde para Lula nesse quesito.

Quando os entrevistados são questionados se conhecem o candidato e se votariam nele, 54% rejeitam Lula, enquanto o índice de rejeição a Flávio Bolsonaro chega a 60%.

Esse será o argumento que o Centrão deve usar para tentar demover o clã Bolsonaro da ideia de lançar candidatura própria.

Ratinho Júnior e Tarcísio de Freitas apresentam índices de rejeição de 39% e 47%, respectivamente.

Governo x desempenho pessoal

Outra pesquisa, realizada pelo site Poder 360, mostra que o governo Lula tem mais aprovação do que a figura do presidente: 42% contra 37%.

Esse fenômeno provavelmente se deve à rejeição pessoal, indicando uma fadiga de material e a necessidade de uma eleição marcada por uma “competição de rejeições” para garantir sobrevivência política do petista.

Eleição do Chile não é parâmetro

Após a vitória do candidato de direita José Antônio Kast no Chile — que avançou em segundo lugar no primeiro turno e virou o resultado com a união dos candidatos não esquerdistas — muitos se perguntam se o mesmo poderia ocorrer no Brasil.

Mesmo que a direita se divida entre Flávio Bolsonaro e outro nome do Centrão, o voto anti-Lula favoreceria o candidato que avançasse ao segundo turno.

No entanto, não há garantia de que esse cenário se repita no Brasil, por duas razões: muitos eleitores de centro rejeitam mais o sobrenome Bolsonaro do que Lula.

Além disso, parte dos eleitores de direita não aceitaria votar em um candidato do Centrão, preferindo se abster da eleição.

Sobre Noticidade Brasil 9644 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*