A corrida está na listinha de metas de 2024 de muita gente, mas não dá para botar o tênis no pé e sair correndo por aí sem uma avaliação clínica/física.
A corrida costuma aparecer bastante nas listas de metas de início de ano por ser o exercício/esporte mais democrático que existe, já que você só precisa de uma rua, um tênis e um sonho! Mas será que todo mundo pode correr? E por onde começar? Os especialistas que deram dicas e orientações para quem quer se tornar um corredor amador em 2024.
A corrida é para todos, mas…
A gente aprende a correr na infância. Quem nunca brincou de pega-pega com os amigos? Então, sim. Num primeiro momento, qualquer pessoa pode correr. Mas precisamos lembrar que cada indivíduo é único e é preciso avaliar as particularidades de cada um, alertam os especialistas.
Por exemplo, se você é muito sedentário, está acima do peso, tem algum problema cardíaco, lesão ou diagnóstico de problemas no joelho ou quadril, antes de se aventurar por aí, é importante passar por uma avaliação profissional.
Se a pessoa é sedentária, ela precisa começar com uma atividade física que tenha treino aeróbico e de força. Ao correr, o impacto nas articulações é bem maior. É preciso trabalhar o músculo, ter uma estrutura para correr. Comece caminhando, fazendo bicicleta, fazendo treino de força.
Cristina Milagre, cardiologista e médica do esporte do Hcor
💭 Agora, se você já se exercita, está com exames em dia, nunca passou mal fazendo exercício, não sente dor no peito, nunca teve restrições médicas, já pode sonhar com a vida de corredor amador.
Nesses casos também é aconselhado procurar um especialista que possa fazer essa primeira avaliação, seja ele um treinador de corrida, um profissional de educação física ou um médico, orienta Everton Crivoi do Carmo, doutor em Ciências do Esporte pela USP, responsável pela Equipe de Preparação Física no Espaço Einstein Esporte e Reabilitação e proprietário da CRV Sport Science.
Comece com calma
Os especialistas foram unânimes em apontar que o volume de treino é um erro comum cometido pelos novos corredores.
A pessoa correu 3 km em um dia, se sentiu confortável, e decide correr 5 km no dia seguinte. O problema é que o corpo não está acostumado com esse novo estímulo e o aumento muito rápido na quilometragem ou no tempo pode acarretar lesões.
“A progressão precisa se gradual. É um erro querer aumentar muito a quilometragem por semana. Se você correu 10 km no acumulado da semana, aumente 1 km na outra. É muito importante procurar um profissional de educação física para montar uma planilha de treinos“, diz Fabrício Buzatto, médico do esporte que integra a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).
Correr todos os dias pode? Como explicamos acima, o erro mais comum é o volume de treino. É preciso deixar o seu corpo se recuperar. Uma sugestão? Coloque como meta correr até três vezes por semana.
Seja o primeiro a comentar