Eleição para Conselheiro Tutelar têm grande presença da população em locais de votação

No processo eleitoral anterior, em 2019, 20.166 pessoas votaram para o cargo público

A votação para os novos conselheiros tutelares do quadriênio 2024-2027 em Campo Grande, neste domingo(1) teve presença acima do que era esperado para o pleito.  

Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Márcio Benites, a divulgação da eleição nos outdoors e em Escolas ajudaram para que o movimento fosse grande nos locais de votação. 

“Pela divulgação que fizemos, através de outdoors, busdoors, das Escolas, e a divulgação da imprensa, isso contribuiu muito com o aumento de votantes nessa eleição. Houve um aumento considerável do número de eleitores neste ano”, declarou Márcio Benites.

A reportagem do Correio do Estado esteve presente nesta tarde em três locais de votação, e pode perceber um bom fluxo de eleitores nas filas, mesmo tendo sido informado pela organização da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), que a movimentação foi mais intensa por parte da população no período da manhã.

Na Escola Municipal Tomaz Ghirardelli, a eleitora Gisele Pereira da Silva Rodrigues, 40 anos, votou pela primeira vez para eleger um Conselheiro Tutelar, ela acredita que mesmo com o voto facultativo, as pessoas devem se unir para comparecer nesta importante eleição.

“Acho que todo mundo tem que se unir para vir votar, porque na hora que a gente for reconhecer alguma coisa, nós fizermos nossa parte de estar vindo aqui votar. Então eu acho muito bom que todos participem, ainda mais os pais né?, a gente tem que sentir-se obrigado a comparecer tendo nossos filhos nas escolas”, declarou Gisele.

Para o Anderson Miguel é importante escolher um candidato qualificado para o cargo de Conselheiro Tutelar para assegurar a defesa das crianças e adolescentes. “Não é obrigatório, mas a gente tem que estar colocando realmente pessoas qualificadas, para estarem tomando conta aí das nossas crianças e adolescentes. Eles podem estar correndo e intervindo pelo nosso bem mais precioso que é a nossa juventude”.

No bairro Aero Rancho, um dos mais populosos de Campo Grande, o movimento estava tranquilo pela tarde na Escola Municipal Professor Wilson Taveira Rosalino, três salas com urnas eletrônicas estavam disponíveis para eleitores que votam normalmente em quarto Escolas da região.

De acordo com o eleitor José Francisco da Silva, votar para o Conselheiro Tutelar é uma oportunidade de poder cobrar dos eleitos o bom trabalho no cargo.

“Votar é muito bom para a sociedade, a  gente se sente importante em participar de uma eleição dessa, eu faço questão de votar, tanto eu quanto a minha família. E outra coisa, a gente tem que participar para poder cobrar no futuro, cobrar dos nossos candidatos que foram eleitos, falar eu votei, e eu preciso de uma resposta, eu tenho direito de cobrar no futuro, exigir os seus direitos”, disse José Francisco.

Atarde foi possivel perceber que na Escola Municipal Professora Oliva Enciso foi um dos locais de votação com o maior fluxo de pessoas comparecendo para votar, levando em conta que foram agrupados no mesmo polo 9 Escolas eleitorais.

Nos dois períodos do dia havia um bom número de eleitores nas quadro salas disponíveis para votação.

Para a contadora Valdete Silva Pereira, de 68 anos, apesar da eleição do Conselho Tutelar não ter tanta divulgação de sua existência, a população deve comparecer para votar e escolher o candidato que tenha atitude e a causa da criança e adolescente como foco.

“Já é a segunda vez que eu voto nesta eleição, eu acho importantíssimo votar para conselheiro tutelar, ele é fundamental para a sociedade porque cuida do direito dos nossos adolescentes, e das nossas crianças”. 

ELEIÇÃO

A população votou neste domingo(1) para decidir quem serão os novos conselheiros tutelares de 79 municípios do Mato Grosso do Sul, com objetivo de eleger 420 mandatos para 84 Conselhos Tutelares existentes no Estado.

Em grande parte dos municípios do Estado serão eleitos 5 conselheiros titulares, em Dourados, onde há dois polos (centro e leste), assumirão 10.

Há 40 vagas disponíveis para o cargo em Campo Grande, pois o número de Conselhos aumentará para 8.

Depois de eleitos, os conselheiros devem passar por curso de formação e então serão diplomados e empossados no dia 10 de janeiro de 2024. 

Fonte: Correio do Estado

Sobre Noticidade Brasil 9306 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*