“O Brasil precisa caminhar para frente e eu acredito muito mais na proposta do presidente Bolsonaro do que na proposta do adversário”, disse Zema, reeleito governador de Minas
O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta terça-feira (4/10) que apoiará o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial. O anúncio ocorreu no Palácio da Alvorada, após uma reunião. No segundo turno, Bolsonaro enfrentará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No primeiro turno, Lula ficou na dianteira com 57,2 milhões de votos, enquanto Bolsonaro recebeu 51 milhões.
“Não poderia também deixar, neste momento, de colocar as nossas divergências de lado. Eu sempre dialoguei com o presidente Bolsonaro, sabemos que em muitas coisas convergimos e em outras, não. Mas é um momento em que o Brasil precisa caminhar para frente e eu acredito muito mais na proposta do presidente Bolsonaro do que na proposta do adversário, que teve uma gestão desastrosa que arruinou o estado de Minas”, afirmou Zema, em referência ao governo de Fernando Pimentel (PT) em Minas Gerais.
“Há uma divergência muito grande entre discurso, efetividade e prática. Estou aqui hoje para declarar o meu apoio à candidatura do presidente Bolsonaro porque eu, mais do que ninguém, herdei uma tragédia.”
“Passado é passado”
Bolsonaro agradeceu o apoio público de Zema. “Sempre tivemos diálogo muito franco, nada tratado entre nós visava outros interesses a não ser o futuro do estado e, da nossa parte, do Brasil. O governador Zema passou um breve filme do que foi a gestão do PT para seu estado, e podemos dizer a mesma coisa sobre o Brasil”, afirmou o presidente.
“Esse apoio do governador Zema é muito bem-vindo. É o segundo estado que tem o maior colégio eleitoral do Brasil e é decisivo. Só quem ganha lá, diz a tradição, pode realmente chegar à Presidência da República. Então, há esse interesse meu. Obviamente por parte do governador, como agora tem duas opções, entre as duas uma descartada de imediato e a outra é a continuidade do que fizemos até o momento, que fará bem para o estado de Minas e para o Brasil. Eu agradeço aqui o apoio do Zema nesse momento, mais do que bem-vindo, ele é essencial. Ele é decisivo para a nossa reeleição”, enfatizou Bolsonaro.
Sobre Zema não tê-lo apoiado no primeiro turno, caracterizou que “o passado é passado”. “Eu tive um candidato lá em Minas, não fiz uma campanha massiva para ele, até porque eu tinha uma simpatia com o Zema. Falei com ele sobre isso, e a intenção dele vir candidato era me ajudar em pontos mais isolados por Minas Gerais. Nas minhas lives todas eu falava do meu candidato e falava que o Zema fez um bom governo em Minas Gerais. Não houve nenhum atrito entre nós”, completou.
O chefe do Executivo já havia afirmado no dia 2 que procuraria Zema para costurar apoio no estado, onde ficou atrás de Lula.

Seja o primeiro a comentar