Teste havia sido adiado após o crescimento das tensões políticas entre China e Taiwan
Os Estados Unidos realizaram testes militares com o míssil balístico intercontinental Minuteman lll nesta terça-feira (16). O exercício havia sido adiado após o crescimento das tensões políticas entre a China e Taiwan, causado pela visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, à ilha.
Após a chegada de Pelosi, a China anunciou diversas manobras militares nos arredores de Taiwan. Dezenas de aviões sobrevoaram a região e mísseis com munição real foram disparados no mar do Japão. Os chineses consideram Taiwan como parte de seu território e entenderam a visita da americana como uma provocação.
Segundo um comunicado dos militares dos Estados Unidos, o teste demonstrou “prontidão das forças nucleares dos EUA e fornece confiança na letalidade e eficácia do poderio nuclear do país”.
Ainda de acordo com eles, antes deste teste, foram realizados outros 300, e que o exercício desta terça-feira não tem ligação com qualquer situação global.
O Minuteman lll é uma arma nuclear que tem a capacidade de alcance de mais de 9.660 kms e pode viajar a uma velocidade de cerca de 24 mil km/h.
Seja o primeiro a comentar