Os irmãos Antonio Parada Vaca e Guillermo Parada Vaca trabalhavam no setor de Recursos Humanos da prefeitura de Santa Cruz de La Sierra e teriam sido beneficiados com os cargos criados.
Os irmãos bolivianos Antonio Parada Vaca e Guillermo Parada Vaca pediram asilo ao Brasil, em Corumbá (MS), após serem apontados como principais suspeitos de um esquema de corrupção na Bolívia. Antonio e Guillermo são acusados de criarem cerca de 800 “cargos fantasma”, na prefeitura de Santa Cruz de La Sierra (BO), e se beneficiarem com os salários dos trabalhadores inexistentes.
Para a imprensa internacional, o caso é considerado o “maior caso de corrupção da Bolívia”. Guillermo e Antonio teriam usado do trabalho, no setor de Recursos Humanos da prefeitura de Santa Cruz de La Sierra, para criar os cargos que não existiam e desviavam o dinheiros dos salários.
Após o esquema ser descoberto e os irmãos serem apontados como principais suspeitos, ambos entraram com pedido de asilo em Corumbá, a 600 km de Santa Cruz de La Sierra, nessa terça-feira (21), e seguem foragidos para a polícia boliviana.
Os irmãos, que estão na sede da Polícia Federal em Corumbá, disseram à polícia brasileira que estão sendo perseguidos na Bolívia. Ambos pretendem morar em Campo Grande.
O pedido de asilo ainda deve ser encaminhado ao Comitê Nacional para os Refugiados (Conare). O governo boliviano quer que o pedido de refúgio seja negado.
Seja o primeiro a comentar