Volumes de precipitação oscilarão em torno da média histórica, podendo apresentar totais ligeiramente acima ou abaixo
É Verão! A nova estação é conhecida pelo calor, dias mais longos e noites mais curtas, além de chuvas mais intensas. Mato Grosso do Sul que se prepare para um cenário típico sem faltar nenhuma característica do Verão, no primeiro trimestre de 2026.
A maior parte do Estado terá chuvas irregulares e calor acima da média ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026, conforme as análises divulgadas pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS.
O verão teve início no dia 21 de dezembro de 2025, às 12h03min (horário de Brasília), e se estende até 20 de março de 2026. Climatologicamente, essa estação é caracterizada por elevadas temperaturas, maior disponibilidade de umidade na atmosfera e aumento significativo dos índices pluviométricos.
Nesse período, os dias tornam-se mais longos que as noites em função da maior incidência de radiação solar no Hemisfério Sul.

Precipitação em MS – Ainda de acordo com o Cemtec, os volumes de precipitação tendem a oscilar em torno da média histórica, podendo apresentar totais ligeiramente acima ou abaixo da média histórica.
Em relação às temperaturas do ar, a previsão climática aponta que, de modo geral, os valores devem permanecer ligeiramente acima da média histórica no Estado.
Essa condição favorece a ocorrência de períodos mais quentes, sobretudo em dias com menor nebulosidade e ausência de precipitação. Por fim, a maioria dos modelos climáticos indica condições de neutralidade do fenômeno ENOS, ou El Niño, durante o trimestre analisado.
Seja o primeiro a comentar