Após dias críticos, MS terá alívio no tempo seco a partir de terça-feira

De acordo com meteorologista, um sistema de baixa pressão vindo do Sul do Paraguai deve chegar ao Estado na tarde dessa segunda feira

Apesar do domingo ter sido de alerta para baixa umidade do ar e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul, o tempo seco deve dar trégua a partir de terça-feira (19), segundo o meteorologista Natálio Abraão, da Uniderp Anhanguera.

Conforme o especialista, um sistema de baixa pressão vindo do Sul do Paraguai deve chegar ao Estado na tarde dessa segunda feira (18), trazendo mudanças na terça-feira, com a chegada de chuva e trovoadas, principalmente, nas cidades de Amambai, Sete Quedas, Ponta Porã, Dourados e Mundo Novo.

Já nos municípios do Sul, Sudoeste e Centro de MS, as temperaturas não caem, mas a chegada de chuva isolada, na terça e quarta-feira (20), promete alívio para os sul mato-grossenses. Mas, o tempo seco já tem data pra retorno.

“Esses dias serão de alívio nas temperaturas e na umidade, mas na quinta-feira voltam as situações de calor e tempo seco e quente”, alerta. 

Tempo Seco

Na Capital, a máxima chegou aos 32°C neste domingo, com poucas nuvens e umidade mínima de 20%.

Na lista de temperatuas mais altas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aparecem diversas cidades de Mato Grosso do Sul, como Porto Murtinho com máximas de 39°C. 

Mapa de alerta mostra toda a região de MS coberta por aviso de umidade baixa 

Sonora também está no topo dos municípios mais quentes do Estado, no decorrer dessa semana a máxima fica na casa dos 39°C, enquanto a umidade relativa do ar fica nos 15%. 

No Sul de MS, Dourados, o tempo seco também predomina nos termômetros, a semana começa com 37°C e umidade do ar 10%. Já na região pantaneira, Aquidauana, a máxima de 39°C permanecerá a semana inteira, com umidade chegando aos 15%. 

Previsão da semana em Campo Grande

Na terça-feira (19), a nebulosidade aumenta e os ventos se intensificam.

A quarta-feira (20) terá pancadas de chuva isoladas e risco de tempestades. Já na quinta-feira (21), a previsão indica muitas nuvens, temperaturas em elevação chegando a 35°C e umidade mínima de 20%.

No cenário nacional, Campo Grande ocupa o 5° lugar entre as capitais mais quentes do país. Mas, quando se trata de umidade relativa do ar, a Capital Sul Mato-Grossense lidera com apenas 17%. 

Orientações de saúde

Com a baixa umidade, especialistas recomendam cuidados básicos para reduzir os efeitos do clima seco:
    •    Beber água frequentemente, mesmo sem sede;
    •    Utilizar umidificadores ou deixar bacias com água nos ambientes;
    •    Evitar atividades físicas intensas nos períodos mais quentes do dia;
    •    Manter a pele hidratada e usar colírios ou soro fisiológico para olhos e nariz;
    •    Redobrar a atenção com crianças e idosos, mais vulneráveis ao tempo seco.

As autoridades também reforçam a importância de evitar queimadas, que agravam o risco de incêndios em períodos de estiagem.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) os níveis de umidade relativa mais saudáveis para os seres humanos se mantenham entre 40% e 70%.

Sobre Noticidade Brasil 9313 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*