Dois cães foram encontrados em situação de maus-tratos. Servidora foi presa em flagrante.
Uma servidora pública foi presa em flagrante nesta quinta-feira (12), suspeita de maus-tratos contra dois cães da raça Pitbull. Os animais foram resgatados em uma casa no bairro Cidade Alta em Cuiabá, após uma denúncia.
Os animais estavam infestados por carrapatos, ferimentos decorrentes das picadas dos parasitas, além de estarem sem água e comida. Vídeos feitos pela Polícia Civil no momento do resgate mostram os cães debilitados e muito magros. ⚠️ATENÇÃO! As imagens são fortes!
A servidora atua na Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e, conforme o delegado Pablo Carneiro, da Dema (Delegacia Especializada do Meio Ambiente), ela já havia sido orientada duas vezes, sobre a situação em que deixava os animais.
Ela trabalha na regional da Sema da cidade de Rosário Oeste, a 133 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, ela alegou que deixou uma pessoa da vizinhança para cuidar dos cães.
Os animais foram encaminhados a uma clínica veterinária para atendimento. A médica veterinária informou que os cães estão clinicamente doentes e sem os devidos cuidados. Eles passarão por exames laboratoriais para o correto tratamento.
Segundo o delegado, as denúncias foram feitas no ano passado e a equipe da policia se deslocou ao local mas, à época, ainda não se configurava como maus-tratos. Foi feita as devidas orientações à tutora, entretanto, receberam novas denúncias afirmando que a situação havia piorado.
“A situação era de completo abandono dos animais com o agravante que a tutora é servidora comissionada da Secretaria do Meio Ambiente”. O delegado disse que alguns vizinhos deixavam comida para os animais, tentando ajudar.
A tutora foi intimada à delegacia especializada e ouvida em depoimento. Ela foi autuada pelo crime previsto no artigo 32, da Lei de Crimes Ambientais, que é praticar ato de abuso ou maus-tratos a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
No caso de cães e gatos, a pena prevista é reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
Diante do crime, a tutora foi detida em flagrante e será apresentada para audiência de custódia no Fórum de Cuiabá nesta sexta-feira (13).
Seja o primeiro a comentar