HPV mal curado, pode virar câncer de colo do útero, segundo oncologista

Os principais sintomas são sangramentos vaginal, corrimento e dor (Foto Luciano Muta)

De janeiro até março de 2024, são 24 mulheres em tratamento de câncer de colo de útero

Hoje, no Brasil, o câncer de colo do útero é o segundo que mais mata mulheres entre 20 e 49 anos e pode ser evitar com a vacina do HPV oferecida pelo SUS (Sistema Unico de Saúde). Os principais sintomas são sangramentos vaginal, corrimento e dor.

Foram atendidas com câncer de colo de útero 198 pacientes em 2023. Neste mês de março de 2024 já são 24 pacientes em tratamento contra este tipo de câncer no Hospital de Câncer Alfredo Abrão. No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre mulheres. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa uma taxa bruta de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

Gabriela Scandiuzzi, oncologia do Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão (HCAA), explica que a faixa etária das mulheres diagnosticada com câncer no colo do útero são em média de 25 a 35 anos. A médica explica ainda que os sintomas da doença são geralmente sintomas mais tardios, a doença se manifesta de maneira mais silenciosa.” Quando ela começa a trazer os sintomas é porque a doença já está num estágio mais moderado avançado, então sangramento vaginal, corrimento, dor em baixo ventre, então esses principais sintomas são o que deixa um alerta, o sangramento vaginal sempre pensando fora do período menstrual”, comenta.

HPV mal curado, pode virar câncer de colo do útero, segundo oncologista
Gabriela Scandiuzzi oncologia do Hospital de Câncer de Campo Grande (Foto Luciano Muta)

O tratamento começa após a paciente realizar o exame de papa nicolau, ultrassom  e transvaginal, dando alguma alteração é feito o rastreio da doença. Se ela está num estágio inicial, um estágio mais avançado.  Conforme a médica a doença está relacionada ao HPV mal curado. “Quando a doença sexualmente transmissível é mal tratada pode virar um câncer de colo de útero, por isso a importância de realizar o tratamento corretamente”, finalizou.

Luciana ferreira amaral é uma paciente do hospital do câncer, ela foi diagnosticada com a doença em 2020, de lá para cá não tem sido fácil o tratamento. ” Fiquei com depressão quando recebi o diagnóstico da doença. No começo achava que era um mioma, mas, na verdade, era o câncer na fase inicial e depois de muito tratamento fui curada”, comentou. 
A paciente continua fazendo o acompanhamento médico, já que tem histórico da doença na família. O processo de quimioterapia e radioterapia não foi fácil para Luciana, que precisou vencer ainda dores fortes no fígado causado pelos remédios. 

HPV mal curado, pode virar câncer de colo do útero, segundo oncologista
Luciana ferreira amaral é uma paciente do hospital do câncer (Foto Luciano Muta)


 Prevenção– Gabriela Scandiuzzi, explica que a prevenção da doença é exclusivamente com exame preventivo no posto de saúde.  “Essa é a melhor forma de prevenir fazendo regularmente os exames mulheres em vida sexual ativa ou com a partir de 25 anos”, ressalta. O SUS(Sistema Único de Saúde) oferece a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa medida pode prevenir cerca de 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. 

Fonte: Diário Digital

Sobre Noticidade Brasil 9333 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*