
Receitas nasceram em Camapuã graças a um concurso gastronômico realizado na cidade
No ramo alimentício há anos, Cleonete da Silva Nascimento decidiu inovar durante um concurso gastronômico e saiu da competição com panetones que misturam o sabor doce às receitas pantaneiras. Desde então, suas receitas premiadas são os panetones de galinha caipira e carne seca.
Moradora de Camapuã, a 141 km de Campo Grande, a empresária explica que sempre gostou de unir receitas diferentes em seu restaurante, mas que as últimas criações se superaram. “Lá, nós temos um café e restaurante juntos, então já é diferente. A gente já servia panetone, por exemplo, mas aquele tradicional”.
Em 2022, a convite dos organizadores do concurso gastronômico da cidade, Cleonete ingressou na competição. Entre os critérios, o principal era de que a receita tivesse carne seca em sua composição.

Se orgulhando da coragem em inovar, ela brinca que a resposta em retorno à sua ideia foi se ela já tinha realizado a receita em algum momento. “Falei que não, mas me disseram que eu podia levar ainda assim e desenvolvi o panetone desse jeito”.
Na competição, a empresária ficou em segundo lugar e, desde então, inseriu a receita em seu cardápio. Para aumentar a variedade, ela incluiu também a opção de galinha caipira e, hoje, ambos estão disponíveis para os clientes.
Sobre a receita, ela detalha que o panetone continua parecido com o tradicional, sendo a diferença principal no “topo” do pedido. “Nós temos um creme e adicionamos a carne seca ou a galinha caipira também”.
Por enquanto, a produção segue em Camapuã, mas a participação em feiras tem feito com que os panetones consigam viajar por Mato Grosso do Sul.
“Nós sempre temos formas de fazer com que o panetone chegue, então a pessoa entra em contato e combinamos. Eles têm a tabela nutricional, tudo certinho, então é tranquilo”, comenta a empresária.
Em ambas as receitas, o valor dos panetones são de R$ 25, sendo que Cleonete aceita encomendas para itens maiores. “Os clientes sempre ficam até meio confusos, mas quando experimentam costumam gostar bastante”.
Fonte: campograndenews
Seja o primeiro a comentar