A partir dos mapeamentos e levantamentos realizados, o Atlas poderá ser orientador de atividades de planejamento e gestão ambiental, diagnosticar a situação geoecológica das paisagens e proporcionar informações à comunidade local.
O Laboratório de Geografia Física e o Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estão produzindo um Atlas Ambiental das Bacias Hidrográficas Cênicas: Bonito e Jardim.
Os mapeamentos e levantamentos realizados com a ajuda de drones poderá ser utilizado como orientador de atividades de planejamento e gestão ambiental, além de diagnosticar a situação geoecológica das paisagens e proporcionar informações à comunidade local.
O estudo inicial do Laboratório de Geografia Física e Programa de Pós Graduação da UFGD analisa problemas que podem diminuir o potencial geoecológico da região e alterar de forma recorrente as águas, inclusive causando seu turvamento.
A produção do Atlas começou em setembro do ano passado e a previsão é de que seja concluída em 2024.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/J/x/qS2xixRHqkvzRyIJ40gQ/atlas-ambiental-.png)
Ao decorrer do projeto, os resultados, vídeos e tutoriais serão disponibilizados à sociedade e aos órgãos oficiais para ampliar as pesquisas e estimular a criação de políticas públicas.
O vídeo sobre a primeira saída a campo da equipe do Atlas Ambiental está publicado no canal do Laboratório no YouTube, com imagens do Rio Verde, Rio da Prata e Rio Miranda. Clique aqui para ver.
FALE COM O NB
Para falar com a redação do Noticidade Brasil, clique aqui. Curta e siga a gente no Instagram.
Seja o primeiro a comentar