Instituto responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) escolheu o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
O tema do Enem 2022 foi um caminho facilitado para os alunos de Mato Grosso do Sul, que enfrentam essas situações recorrentemente no Estado. É o que analisa o professor de pré-vestibular, Hidelgard Brum.
“Ao meu ver o tema desse ano não surpreendeu, por ser uma questão histórica do nosso país. Discutir a valorização dos povos e comunidades tradicionais do nosso país é um tema bastante recorrente. Em 2021, por exemplo, o vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) discutiu a valorização dos povos indígenas no estado”, analisa o profissional.

Instituto responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) escolheu o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Conforme o professor, o Enem possui o costume de abordar temas relacionados a um problema social no nosso país. “O Enem não costuma ir para temas polêmicos, até porque ele não quer discutir o ponto de vista dos estudantes numa perspectiva pessoal, ele quer saber se os estudantes sabem olhar uma situação problema, desenvolver argumentos explicando o por que essa situação é um problema e ao final do texto sugerir soluções”.
Para Hidelgard, o tema escolhido é muito importante, pois possibilita a discussão do preconceito que tem sobre esses povos, uma situação recorrente em nosso país.
“Os alunos aqui do estado tiveram sorte porque o assunto para eles é recorrente. Então ter que desenvolver esse argumentos, explicando o motivo dessa desvalorização, desse preconceito, desse estigma entre os povos e comunidades tradicionais, aos nossos estudantes com certeza foi um caminho facilitado, porque infelizmente essa situação é recorrente aqui”, finalizou o professor.
Ainda conforme a análise do especialista, a estudante de 15 anos, Victória berbert Mariano Silva, afirmou que não achou nada difícil.
“Eu acho que não estava muito difícil, o pior mesmo é ser uma prova cansativa. O tema da redação estava bem tranquilo em comparação com os anos anteriores e os textos de apoio estavam ajudando bastante”, explicou a aluna que enfrentou o Exame Nacional do Ensino Médio pela primeira vez.
Com o sonho de fazer Medicina, a estudante ressaltou a importância de fazer a prova todos os anos do ensino médio.
“Fazer o treino é importante, principalmente, para se acostumar com o clima de prova, porque querendo ou não é muito cansativo, você sai da prova com uma exaustão mental. E é importante para que adquira experiências e quando chegar no terceiro estar tudo certo”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/q/F/kwlM5vSBWw8WBguI5Sdw/whatsapp-image-2022-11-13-at-15.29.56.jpeg)
Para a futura médica veterinária ou agrônoma, a redação também não foi complicada. “Foi um tema bem tranquilo, eu achei que ia ser difícil. Fiz primeiro a redação e depois fui para o resto da prova”.
Enem 2022
Assim como em outros anos, as provas serão aplicadas em dois domingos: dias 13 e 20 de novembro.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas no 1º dia: 19h
- Término das provas no 2º dia: 18h30
Seja o primeiro a comentar