Prefeitura de Belo Horizonte desobriga uso de máscara contra covid-19 em ambientes abertos; Cidades do Rio de Janeiro podem deixar de exigir máscaras em ambientes fechados
A Prefeitura de Belo Horizonte dispensou o uso obrigatório de máscara contra a covid-19 em ambientes abertos a partir de hoje. A medida, assinada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD), foi publicada no Diário Oficial.
A prefeitura argumenta que há evidências científicas que demonstram que há menor probabilidade de transmissão em espaços abertos. Também é citada a redução de internações por covid-19 em Belo Horizonte e o percentual de 83% da população completamente vacinada.
” Regras específicas, constantes em protocolos de saúde publicados pela Secretaria Municipal de Saúde, podem estabelecer exigências para uso de máscara em determinadas atividades em locais abertos, bem como dispensar o uso de máscara para práticas esportivas em locais fechados”.
- Parágrafo único do decreto da Prefeitura de Belo Horizonte
No decreto, é citado a taxa de transmissão da covid por infectado (Rt), o principal número para medir o avanço da pandemia do novo coronavírus. A taxa deve estar abaixo de 1 para que a pandemia seja considerada controlada.
Em Belo Horizonte, a taxa de transmissão atual está em 0,75. Isso significa dizer que 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 75 pessoas. Segundo a prefeitura, a média se mantém abaixo da média de Rt 1,00 “de forma continuada”.
Seja o primeiro a comentar