Inflação de Bolsonaro já está no pior momento de Dilma

Brasil, S„o Paulo, SP, 27/11/2017. Retrato do deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ) durante entrevista para jornalistas e colunistas da Revista Veja. - CrÈdito:H…LVIO ROMERO/ESTAD√O CONTE⁄DO/AE/CÛdigo imagem:219891

A inflação acumulada nos 12 meses até novembro, de 10,73%, segundo o IPCA-15, já está no no pior momento do governo de Dilma Rousseff. Em janeiro de 2016, era de 10,71% e teve seu pico no mês seguinte, de 10,84%. E não há perspectiva de desaceleração tão cedo, segundo os especialistas.

O governo de Jair Bolsonaro, com todos os seus equívocos na política econômica, conseguiu se igualar ao período de nervosismo que antecedeu ao impeachment de Dilma. A disseminação dos reajustes é forte, impulsionada pela alta do dólar, que contamina dos preços dos alimentos aos dos combustíveis. Em novembro, o IPCA-15 ficou em 1,17%, o maior para o mês desde 2002.

Bolsonaro é o principal responsável pela disparada das cotações do dólar. Ao criar crises políticas e patrocinar uma farra fiscal para tentar garantir a reeleição em 2022, faz com que os investidores corram para a moeda norte-americana em busca de projeção.

Não fossem as crises criadas por Bolsonaro, o dólar poderia estar sendo negociado entre R$ 4 e R$ 4,50 segundo o próprio ministro da Economia, Paulo Guedes. Para se medir o temor dos investidores em relação ao Brasil, com os juros subindo, a tendência era de entrada forte de dólares no país, o que, em tese, derrubaria as cotações da divisa.

Mas os investidores perderam a confiança no governo. E esse quadro se agravou depois da PEC dos Precatórios, em que Bolsonaro propôs o rompimento do teto de gastos (trava que limita o aumento das despesas à inflação), um programa social temporário, o Auxílio Brasil, e reajuste aos servidores.

Sobre Noticidade Brasil 9337 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*