Webnário tem suporte de instituições de ensino e pesquisa e busca aproximar a população em geral do tema a fim de diminuir estigmas e preconceitos
Começa nesta quinta-feira (18), o “1º Webnário de Cannabis Medicinal do Mato Grosso do Sul: uma abordagem transdisciplinar”, transmitido online por meio do canal da Associação Sul-Matogrossense de Pesquisa e Apoio à Cannabis Medicinal Divina Flor. O propósito do evento é estimular o debate a respeito do uso de substâncias da Cannabis tanto em saúde humana, quanto animal.
O webnário conta com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-MS) e da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis ativa (SBEC).
O professor da UFMS Três Lagoas, Lucas Gazarini, pesquisa sobre o uso do canabidiol e coordena o webnário. “Esse assunto da cannabis é algo que está acontecendo no mundo todo, a gente vê movimentos de uso medicinal no mundo todo, a gente tem debates acontecendo no Brasil de forma bem superficial e a gente está ficando para trás nessa conversa”, afirma o professor.
Segundo Gazarini, estudos já comprovam que o uso de substâncias extraídas da Cannabis sativa podem auxiliar em diversos tratamentos de saúde. “Tem algumas [situações] que o uso é muito claro e já é regulamentado em vários lugares do mundo. Por exemplo, algumas síndromes epilépticas severas que não respondem muito bem ao tratamento convencional, que geralmente acometem crianças”, elenca o pesquisador.
Ele também aponta o uso eficaz no controle de dor crônica em pacientes com câncer, assim como redução de náuseas e vômitos em pessoas que estão passando por quimioterapia. “Muitas pessoas têm dificuldade em imaginar que uma planta que tem potencial abusivo e o uso comum abusivo tenha potencial terapêutico também. É importante esse tipo de iniciativa para as pessoas verem de onde vem o preconceito, se tem base científica para isso e essas informações são muito valiosas”, afirma Gazarini.
Programação Webnário
Todas as reuniões acontecem virtualmente por meio do canal no Youtube da Associação Sul-Matogrossense de Pesquisa e Apoio à Cannabis Medicinal Divina Flor. “Vamos caminhar pela discussão sobre uso medicinal em humanos e outros animais, questões legais quanto à acessibilidade a esses produtos, aspectos culturais associados ao uso de Cannabis ao longo da história e compreensão das associações que buscam garantir o acesso desses remédios aos brasileiros que precisem”, explica o coordenador do evento.
O webnário é gratuito e participantes poderão receber certificados por meio de inscrição.
Confira a programação completa a seguir:
- Quinta-feira (18) 20h (horário de Brasília) – Abertura com mesa-redonda sobre “Medicina Canabinoide e endocanabinoide: Cannabis e suas potencialidades terapêuticas”
- Sexta-feira (19) 20h (horário de Brasília) – Mesa-redonda “Cannabis e Proibicionismo” e a palestra “Perspectivas do uso de canabinoides em veterinária“.
- Sábado (20) 9h30 (horário de Brasília) – Mesa-redonda “Usos culturais da Cannabis ao longo da história“
- 14h30 (horário de Brasília) – Mesa-redonda “Troca de Experiências de Ação Social Organizada“.
Seja o primeiro a comentar