Brigadistas de vários órgãos trabalham desde domingo (8) para conter as chamas. Bombeiros investigam o que causou o incêndio.
Um incêndio atinge o Parque Nacional de Ilha Grande, na região noroeste do Paraná. As chamas começaram na manhã de domingo (8), e brigadistas continuam trabalhado para conter o fogo nesta segunda-feira (9).
O Parque Nacional de Ilha Grande é uma unidade de conservação que fica na divisa entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. A área é rodeada pelo Rio Paraná.
Durante o domingo, os bombeiros combateram as chamas em uma região conhecida como Porto Cerâmica. No local, o fogo foi extinto. Apesar disso, ainda há incêndio no lado oposto da ilha.
Membros do Corpo de Bombeiros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das prefeituras de Altônia e São Jorge do Patrocínio vão rondar a ilha pelo Rio Paraná para identificar novos focos.
Os bombeiros disseram que ainda não é possível dizer qual a proporção do incêndio e o que causou o fogo.
Durante o fim de semana, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 200 chamados de incêndio em todo o estado.
Incêndios anteriores
Em agosto de 2019, um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque de Ilha Grande. Mais da metade da àrea da unidade de conservação foi afetada.
À época, o tempo seco, as altas temperaturas e os fortes ventos da região fizeram com que o fogo se alastre rapidamente. As chamas também se aproximaram de propriedade rurais.
Já em setembro de 2020, as equipes voltaram a trabalhar para combater focos de incêndio na unidade em um ponto de difícil acesso, na Ilha do Jacaré.

O parque
O Parque Nacional de Ilha Grande abriga os biomas de Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal. A área compreende nove municípios, sendo cinco do Paraná e quatro do Mato Grosso do Sul.
Por ser uma área de preservação ambiental praticamente intocada, é conhecida como o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.
O parque conta com lagos, cerca de 180 ilhas e ilhotas, além de sítios históricos da época da ocupação dos índios Xetá e de cidades jesuíticas.
Com uma rica diversidade de plantas e animais, a unidade de conservação atrai pesquisadores de todo o país.
Seja o primeiro a comentar