Ao vivo: Airton Cascavel, ex-assessor de Pazuello, depõe à CPI nesta quinta

Empresário disse aos senadores que conheceu ex-ministro durante a operação acolhida e que foi chamado para assessorá-lo quando o general assumiu a secretaria executiva do Ministério da Saúde

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 escuta, nesta quinta-feira (5/8), o empresário Airton Antonio Soligo, mais conhecido como Airton Cascavel. O depoente trabalhou como assessor do ex-ministro da Saúde, o general do Exército Eduardo Pazuello. Cascavel conseguiu um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF) para não responder perguntas que possam incriminá-lo, mas começou a sessão se comprometendo ao falar a verdade sobre o que presenciou no Amazonas durante a primeira onda da covid-19 e pedir à população que se vacine.

O empresário disse aos senadores que conheceu Pazuello durante a operação acolhida e que foi chamado, posteriormente, para assessorá-lo quando o general assumiu a secretaria executiva do Ministério da Saúde. Afirmou que foi convidado por telefone e que o militar queria alguém com capacidade de articulação política, e que compareceu ao ministério ainda na gestão de Nelson Teich, que ficou à frente da pasta por menos de um mês. A convocação à CPI ocorreu por um requerimento do vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

CPI da Covid ouve Airton Cascavel número dois informal de Pazuello na Saúde

Segundo o parlamentar, o empresário seria o verdadeiro ministro da Saúde, e trabalhou na pasta, justamente, no período em que o número de mortes mais cresceu. Cascavel apresentou um currículo que inclui, também, um carreira política (já foi prefeito de Mucajaí-RO), vice-prefeito de Boa Vista e deputado federal), e contou que foi para o ministério após o convite por recursos próprios. “Cito o exemplo da doutora Luana Araújo, que também no Ministério da Saúde, doou um pouco do seu tempo em prol de combater a pandemia. E aceitei a perspectiva de que fosse algo transitório e de curto prazo”, afirmou.

Cascavel afirmou nesta quinta-feira que percebeu, ao acompanhar Teich em conversa com secretários de saúde, um desconhecimento da função do Sistema Único de Saúde (SUS). O depoente começou a sessão descrevendo brevemente a chegada ao Ministério da Saúde.

Sobre Noticidade Brasil 9334 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*