Sabia que cachorros podem detectar doenças? Veterinária explica em podcast; ouça agora

Por causa do olfato poderoso, cães podem ser usados para detectar Covid-19, tuberculose e glicemia. Potência do olfato chega a ser 100 mil vezes maior que a dos humanos, diz veterinária.

A veterinária Rita Ericson contou no podcast “Bichos na Escuta”  como os cachorros podem ser treinados para detectar diversas doenças. Em alguns aeroportos, por exemplo, já são usados cães que fecham o diagnóstico de Covid-19 com uma uma precisão de 99%, segundo ela. Os animais também podem ser usados para detectar tuberculose, glicemia e até se uma mulher está gravida, de acordo com a especialista.

“A gente precisa valorizar a máquina mais potente de olfação que existe, que é o focinho do cachorro. O cachorro tem uma capacidade olfativa absurda, esses cães farejadores de focinho cumprido têm uma uma média de 100 mil vezes mais potência olfativa do que nós humanos”

“Existem cães que fecham diagnóstico de tuberculose, existem cães que fecham o diagnóstico de Covid-19 com uma uma precisão de 99%. Na fila do desembarque, ele cheira pessoa por pessoa e é treinado a fazer um determinado comando simples de adestramento, como, por exemplo, bater a patinha ou deitar, quando ele sente um um cheiro de suspeito, e aí separa que o passageiro para testar. Existem cães que detectam se a glicemia da pessoa está acima ou abaixo. Existem pessoas diabéticas que tem cachorros de assistência. Existem cães percebem que a pessoa vai ter uma convulsão”, contou a veterinária Rita Ericson.

Cão-farejador da raça Shalaika é treinado pela companhia aérea Aeroflot para identificar passageiros com Covid na Rússia — Foto: Reprodução/Twitter/Aeroflot
Cão-farejador da raça Shalaika é treinado pela companhia aérea Aeroflot para identificar passageiros com Covid na Rússia — Foto: Reprodução/Twitter/Aeroflot

A veterinária também disse que os cachorros podem até reconhecer mulheres grávidas mesmo sem estarem treinados.

“A gente conhece muitas histórias de pessoas de mulheres grávidas que dizem que o cachorro, muito antes de ela saber que estava grávida, estava ali focado na barriga ou na mama, porque certamente tem um um cheiro diferente para ele. Ele não foi treinado, mas ele está interessado. Então, eu acredito que a medicina ainda vai avançar muito nessa parceria com o focinho do cachorro, porque eles são incríveis nessa função”, comentou.

Sobre Noticidade Brasil 9334 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*