Um dos líderes mora no São Jorge da Lagoa; esquema faturava R$ 150 mil dólares em MS
A Operação 404 foi deflagra hoje (08) pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado ( Dracco), no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. O nome faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível. Em Mato Grosso do Sul foram cumprido dois mandados de busca em apreensão no bairro São Jorge da lagoa.
Pelo menos nove estados estão na mira das investigações. Foram cumpridos 11 mandados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rondônia e Pará.
De acordo com a delegada, Ana Cláudia Medina, a ação visa combater a pirataria. Durante a operação 334 sites foram bloqueados , cinco desses em Campo Grande, um dos principal operadores deste tipo de crime foi intimidado na Capital para prestar esclarecimento na Dracco.

Operação em Campo Grande:
Desde das 6h equipes da Dracco estão em diligencias no bairro São Jorge da lagoa, onde um programador de sistema de 23 anos é responsável por ser um dos cabeças do crime organizado envolvendo a pirataria. Na residência do jovem foram apreendidos, computadores e materiais de informática. Foi suspendido oficialmente o acesso dos canais de internet transferindo o controle dos domínios de sites específicos e bloqueando os acessos.
Um outro jovem também foi identificado pela Dracco. Ele ainda deve ser intimado a prestar depoimento. “O que chama atenção da polícia é que o crime movimentava 150 mil dólares por mês em Mato Grosso do Sul. A residência de um dos suspeitos é em um bairro mais afastado da região central, mas uma casa luxuosa e com carros de luxo na garagem, imóveis que não condizem com o salário de um programador de sistema” disse a delegada.
A ação faz parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Operações Integradas em conjunto com a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, representada pelo Dracco.
Legislação: No Brasil, a pena para quem incide nessa prática criminosa é de reclusão de dois a quatro anos, e multaOs investigados podem ser indiciados ainda por associação criminosa lavagem de capitais bem como, demais crimes correlatos.
Operação 404 – O nome faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível, correspondendo ao principal objetivo da operação que é o de tornar indisponíveis acessos, serviços, enriquecimento ilícito por meio de violação de direitos autorais e que geralmente desencadeiam diversas modalidades criminosas graves com o uso da internet de maneira ilegal e criminosa.
Seja o primeiro a comentar