Distribuição deve ser concluída em todo o Estado dentro de 48 horas. Secretário Estadual de Saúde recebe as vacinas do Ministro da Saúde (Foto: Divulgação)
As primeiras doses da vacina Coronavac para imunizar os grupos prioritários chegam a Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (18). Já a vacinação terá início na quarta-feira (20).
Nessa primeira etapa serão vacinados os idosos com mais de 60 anos que moram em instituições como casas de repouso, além de indígenas e trabalhadores da área da saúde que estão na linha de frente contra a pandemia de Covid-19.
Seguindo determinação do governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende viajou neste domingo (17) a Guarulhos (SP) para participar do ato simbólico de recebimento, às 7h (horário de Brasília) de amanhã (18). Os imunizantes serão trazidos por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

A autorização do uso emergencial das vacinas Coronavac e de Oxford foi comemorada pelo governador Reinaldo Azambuja. “A aprovação é uma importante conquista para a ciência e para o povo brasileiro. Entendo que não há nenhuma outra tarefa mais urgente do que esta: imunizar o mais rápido possível toda a população para a retomada da economia e, principalmente, para salvar vidas! Já temos a logística construída para que a vacinação em nosso estado se inicie imediatamente após o recebimento das doses da vacina e distribuição aos 79 municípios, pois temos pressa em parar de perder vidas, reduzir os riscos de comprometimento grave do sistema de saúde e recuperar os empregos”, disse o governador.
Geraldo Resende explicou que todos os municípios receberão em até 48 horas o imunizante. A distribuição dentro do estado será feita pelo Corpo de Bombeiros e pelas Polícias Civil e Militar. “Nosso plano é audacioso. Estamos muito alinhados para iniciar a vacina às 10h na quarta-feira conforme combinado com o Ministério da Saúde. Nós temos um plano de distribuição dessas vacinas em 24 horas ou, no máximo, em 48 horas. Certamente vai ser destinado a todos os municípios do Estado”, disse o secretário.
Ainda neste domingo, as vacinas serão trasladadas do Instituto Butantan para o depósito do Ministério da Saúde em Guarulhos. Na segunda-feira, os imunizantes deverão ser embarcados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para serem entregues aos estados.
Em Mato Grosso do Sul, a chegada, sem horário definido, será no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal farão a escolta do caminhão até o pátio da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica (Ceve). Depois, a distribuição será feita pelas forças estaduais.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/m/d/LMnGEbSZ6vryZqrgll0A/whatsapp-image-2021-01-18-at-09.43.26.jpeg)
Uma idosa de 82 anos, hipertensa, moradora do asilo São João Bosco, em Campo Grande, um profissional de saúde e um indígena, serão as primeiras pessoas a receberem vacina contra a Covid-19 em Mato Grosso do Sul.
Eles serão imunizados em ato simbólico de início da vacinação, no fim da tarde desta segunda-feira (18), no Hospital Regional Rosa Pedrossian, referência no tratamento a pacientes com a infecção pelo novo coronavírus.
As primeiras 158 mil doses da vacina chegam ao estado no início da tarde.
Seja o primeiro a comentar