DOURADOS – Mais de 164 mil eleitores definem rumo de Dourados para os próximos quatro anos

Domingo de eleições no país e, em Dourados, 164.395 eleitores estão aptos para irem às urnas. A população escolherá seus representantes para a prefeitura e para a câmara municipal, para atuação entre 2021 a 2024. 

Dos mais de 164 mil eleitores da segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, 91.226 estão na área de abrangência da 18ª Zona Eleitoral e 73.169 da 43ª. Com isso, a 18º pode ser decisiva na contagem final dos votos.

O número de eleitores aptos a participação no pleito aumentou neste ano em comparação ao ocorrido em 2016, quando o total de eleitores aptos figurava em 152.165. Neste comparativo, Dourados possui para esta edição das eleições 12.230 a mais, aptos à irem às urnas.  

A eleição em Dourados, neste ano, é inédita, já que conta com o maior número de candidaturas a prefeito, desde quando houve a redemocratização no Brasil, em 1988. 

Buscam a vaga de sucessor da prefeita Délia Razuk, os candidatos Alan Guedes (Progressistas), Barbosinha (DEM), Jeferson Bezerra (PMN), Professor Joca (PT), Mauro Tronicke (PSL),  Racib Harb (Republicanos) e Wilson de Matos (PTB). 

Já o total de candidatos a vaga de vereador em Dourados é 357. A concorrência é acirrada, visto que a Casa de Leis possui 19 cadeiras a serem ocupadas, com isso a concorrência é de 18,8 por vaga.  

O horário da votação se inicia às 7h segue até às 17h.  

O que muda com a pandemia nas eleições

Algumas medidas foram implementadas para serem cumpridas pelo eleitor, no pleito de 2020, diante do cenário de pandemia do coronavírus.  

Como mostrado pelo Dourados News, o uso de máscara é uma exigência, sendo que o não cumprimento pode gerar até a prisão do eleitor. 

Foram expedidas recomendações que visam impedir que os idosos fiquem em locais de aglomeração, por serem considerados do grupo de risco da doença. Com isso, o horário de votação deste  grupo, é preferencialmente das 7h às 10h. 

Além disso, nos locais de votação serão afixados cartazes com indicações para o uso de máscara, higienização das mãos com álcool gel, distanciamento nas filas para votação, entre outras recomendações existentes para evitar o contágio do coronavírus. 

Outra indicação é que o eleitor leve a própria caneta para assinar o documento no final da votação. Se isso não ocorrer, os mesários higienizarão a caneta que estiver no local. Além disso, o eleitor não precisa levar o comprovante de votação embora, justamente para evitar o contato através do papel. Na saída, será feita uma nova higienização das mãos.

Segurança 

As forças policiais estarão em rondas e nas proximidades dos pontos de votação com objetivo de mais segurança a população, em Dourados e nas cidades do Estado. 

Sobre Noticidade Brasil 9336 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*