Secretário estadual de Saúde diz que números indicam uma desaceleração da Covid-19 em MS

Nesta segunda foram confirmados mais 185 novos casos. A média móvel caiu para 660,7 nos últimos 7 dias e desde o início da pandemia o total de registros atingiu 64.033.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse nesta segunda-feira (21) que os números de novos casos e mortes indicam uma desaceleração da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Ele fez a ressalva, entretanto, que isso não significa que a doença foi vencida e lembrou que é preciso redobrar a aplicação das medidas preventivas – uso de máscara, isolamento social e regras de higiene – para manter esse declínio.

Nesta segunda foram confirmados mais 185 novos casos. A média móvel caiu para 660,7 nos últimos 7 dias e desde o início da pandemia o total de registros atingiu 64.033.

A taxa de contágio ficou em 1,03%. Acima da meta perseguida pelo governo que é menos de 1%. O secretário atribuiu esse patamar as aglomerações e festas que vem sendo promovidas em desrespeito a orientação de se adotar o isolamento social.

Resende explicou ainda que Campo Grande fez um ajuste em sua base de dados nesta segunda. Confirmou 363 novos casos, mas haviam outros 365 com inconsistências, o que fez que com a cidade registrasse no boletim epidemiológico da Covid-19 o número de -2.

O secretário comentou que a capital ainda tem uma circulação bastante intensa do coronavírus e que dos testes que vem sendo realizados quase 35% tem apresentado resultados positivos. Desde o começo da pandemia a cidade contabiliza 28.132 infectados pelo novo coronavírus.

Foram confirmadas também 7 mortes, o que fez com que a média móvel de óbitos caísse para 13,4. A taxa de letalidade, entretanto, se mantém alta, 1,8%. O total de moradores de Mato Grosso do Sul que morreram em razão da doença atingiu 1.179.

Em relação as mortes, disse que Campo Grande com as duas novas confirmadas, chegou a 500 desde o início da pandemia, o que representa 42% do total do estado.

Dos casos confirmados no estado, 5.095 são considerados ativos. Desse total, 4.638 estão em isolamento domiciliar e 457 hospitalizados, sendo 291 em unidades de terapia intensiva (UTIs).

A taxa de ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) é de 49%. Municípios polo de três regiões, entretanto, tem índices mais altos: Dourados, com 59%; Corumbá, com 70% e Campo Grande, com 74%.

Em contrapartida, o total de recuperados chegou a 57.759, o equivalente a 90,2% do total de pessoas que se infectaram com o coronavírus.

O estado tem 1.521 amostras de testes para Covid-19 na fila do Laboratório Central (Lacen) em Campo Grande e de instituições parcerias e 2.748 casos suspeitos sem encerramento pelos municípios. Desde o começo da pandemia o estado já aplicou 248.297 testes.

Sobre Noticidade Brasil 9337 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*