
Entre o publico alvo está mulheres acima dos 60 anos que querem voltar ao mercado de trabalho
A Funtrab, Fundação do Trabalho, realizou hoje o “Feirão Emprega Mulher”, um evento gratuito com o intuito de promover a inserção das mulheres no mercado de trabalho. São mais de mil e trezentas vagas disponíveis, e equipes de recrutamento de lojas de departamento, construção civil, transporte rodoviário de passageiros, redes de mercado e atacadistas, lojas de calçados, agências de empréstimos, entre outros, estarão presentes.
Para Senhorinha Ramires, o feirão representa a oportunidade de ser reintegrada ao mercado de trabalho. Desempregada há três meses, é nos feirões da Funtrab que ela busca trabalho.

“Não é a primeira vez que participo; sempre arranjei emprego aqui. Quando fico desempregada, dou um pulo aqui”, disse Senhorinha.
Já para Daiani Nunes, é uma chance de mudar de carreira. Afastada do mercado de trabalho há 8 anos, é a primeira vez que participa do feirão e espera mudar o setor em que trabalha. Foi através de uma reportagem na TV que despertou seu interesse em participar.

“Vi na TV ontem e hoje de manhã, então vim aqui em busca de uma oportunidade. É a primeira vez que participo”, afirmou Daiani.
O feirão também tem como intenção a reintegração de mulheres com mais de 60 anos ao mercado de trabalho, conforme informado por Marilda Juarez de Lima, Coordenadora de Economia Social e Membro do Conselho do Idoso.

“É uma questão de autoestima, né? À medida que as mulheres envelhecem, tendem a ficar mais em casa, o que pode levar a problemas de saúde. Trabalhar proporciona a sensação de utilidade, eleva a autoestima e faz com que elas se sintam importantes”, afirmou Marilda.
Atualmente, a capital Campo Grande tem mais de 95 mil pessoas idosas residindo por toda sua extensão territorial, e cerca de 40% dessa população está desempregada.
Para Ana Maria Timóteo, presidente do Conselho Estadual do Direito da População Idosa, um dos fatores que contribuem para a taxa de desemprego da população acima dos 60 anos é o preconceito.
“Muita gente acredita que, com o envelhecimento, as pessoas vão ficando mais lentas, mas na realidade elas têm mais experiência de vida, o que é uma vantagem no mercado de trabalho”, afirmou Ana.
Em conversa com a equipe do Diário Digital, o diretor geral da Funtrab, Ademar Júnior, falou sobre o estereótipo da mulher no mercado de trabalho e os motivos da ausência dessa população empregada.

“A mulher é multifuncional, né? Ela cuida da casa, dos netos, e acaba pensando que só serve para isso, mas na realidade pode fazer muito mais, pode trabalhar, ter seu dinheiro, sua independência”, afirmou Ademar. Para ele, a ação é uma oportunidade de atualizar o mercado com a presença feminina nas equipes de trabalho, além de contribuir para a saúde e o bem-estar das mulheres.
O feirão continuará com os atendimentos na sede da Funtrab, localizada na Rua 13 de Maio, até as 16:00 horas.
Fonte: Diário Digital
Seja o primeiro a comentar