Após ser flagrada nadando, onça-pintada sumiu na mata, em Coxim (MS). “Meus amigos que nunca tinham visto um animal desses, ficaram surpresos e maravilhados” , disse um dos pescadores — Foto: Rogério Ribeiro
Três pescadores que seguiam de barco para um rancho, se emocionaram ao encontrar uma onça-pintada atravessando o rio Taquari, em Coxim. De acordo com Rogério Ribeiro, responsável por fazer as imagens, o flagrante foi no último sábado (25).
“Foi uma cena fantástica. Meus amigos que nunca tinham visto um animal desses, ficaram surpresos e maravilhados” , explicou ao G1.
Conforme Rogério, que estava pilotando o barco, foi um dos amigos que notou a onça atravessando o rio e para não assustá-la, desligou o motor da embarcação: “Apesar de ficarmos bem próximos dela [onça], fizemos tudo com segurança. Ela não se sentiu ameaçada com a nossa presença”, relembra.
Segundo o pescador, os amigos que trabalham na área do comércio, ficaram muito surpresos porque não esperavam encontrar uma onça-pintada no caminho. Pouco antes, o grupo flagrou uma anta também atravessando o rio.
Eles ainda reforçaram a importância de respeitar o espaço dos animais para que eles não se sintam ameaçados e gere o risco de ocorrer algum tipo de ataque: “Em nenhum momento ela franziu a testa ou mostrou os dentes para nós. Claro, que tomamos todo o cuidado para não irritá-la, tanto que minutos depois ela seguiu seu trajeto e sumiu na mata”, finaliza.
De acordo com o tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA), Ednilson Queiroz, apesar dos pescadores estarem próximo da onça, a atitude deles foi correta: “Percebe-se que eles não interferiram no caminho do animal e depois nem foram atras enquanto ela [onça] se distanciava”, explicou ao G1.
Seja o primeiro a comentar