CORONAVÍRUS – Casos de Covid-19 sobem para 85 em MS

“Está difícil convencer as pessoas que o assunto é sério”, afirma secretário estadual de saúde

Com mais cinco exames positivos para coronavírus (Covid-19), o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 85. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 43 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (08) em coletiva de imprensa online.

Os casos novos são do município de Três Lagoas e foram notificados em 06 de abril. Uma mulher de 40 anos, um homem de 43 anos, um homem de 35 anos, uma mulher de 81 anos e uma mulher de 91 anos. Todos tiveram contato com casos confirmados.

Dos 85 casos confirmados, 25 estão em isolamento domiciliar, 36 já finalizaram a quarentena e estão sem sintomas. 15 estão internados, sendo seis em hospitais públicos e 9 em hospitais privados. Sete pacientes tiveram alta hospital e foi registrado dois óbitos.

Secretaria Estadual de Saúde apresenta números do Covid-19 em live (Foto: Reprodução)

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 796 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 656 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e doze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Durante o anúncio do boletim, o secretário estadual de saúde, Geraldo Rezende, reforçou o apelo para que as pessoas permaneçam em isolamento domiciliar. “Está sendo mais difícil convencer as pessoas que o assunto é sério do que estruturar a rede de atendimento na saúde”, desabafa o titular da saúde estadual.

Ele ressaltou que no caso de Três Lagoas, que registrou cinco casos e todos de contaminação por contato, o índice de isolamento social está abaixo do aceitável e que os casos podem aumentar. Ainda de acordo com o secretário, os prefeitos das cidades do interior como Nova Andradina, Três Lagoas e Batayporã, por exemplo, devem adotar medidas duras para as próximas semanas.

“Se houver afrouxamento das restrições, certamente teremos um aumento assustador de casos em breve”, ressaltou. A secretária-adjunta de saúde, Christine Maymone, reforçou o apelo especialmente para este período de feriado prolongado.

“As pessoas devem ficar em casa, manter a higienização e evitar situações como churrasco, compartilhamento de narguilé, esse tipo de comportamento”, recomenda. Ela fez ainda a análise dos levantamentos de março e abril.” Em março com isolamento social foram 48 casos em 18 dias e agora, só nos primeiros dias de abril já foram 34 confirmações. Proporcionalmente é um aumento de 67% e preocupante”, enfatiza.


Sobre Noticidade Brasil 7420 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*