OPERAÇÃO LAVA JATO – Após reunião com advogados, Lula diz que não troca dignidade por liberdade

Lula pode se recusar a sair da prisão.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em carta, que não irá trocar sua dignidade por sua liberdade. O texto foi lido por seu advogado, Cristiano Zanin Martins. “Quero que saibam que não aceito barganhar meus direitos e minha liberdade”, escreveu o presidente.

A jornalistas, o defensor do petista disse que “o ex-presidente Lula não reconhece a legitimidade do processo [do tríplex do Guarujá] e da condenação que foi imposta a ele”.

Hoje, a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução penal de Lula, pediu que a PF (Polícia Federal) envie um histórico de conduta do ex-presidente e que sua defesa de pronuncie sobre a possibilidade de progressão do regime.

Zanin afirmou que ainda não foi notificado da decisão. Ele disse, porém, que qualquer manifestação da defesa levará em conta a vontade de Lula. “Lula não aceita qualquer condição imposta pelo Estado à sua liberdade.”

Zanin explicou ainda que isso não significa que Lula descumprirá decisões judiciais. Só não aceitará “barganhas”. “O Estado não pode impor a qualquer cidadão o cumprimento de uma condição”, disse.

Trecho da carta do ex-presidente Lula após reunião com advogados na prisão - Divulgação/Instituto Lula

Pressão no STF Após conversar com jornalistas, a defesa de Lula anunciou que entrará hoje com petições no STF (Supremo Tribunal Federal) solicitando urgência nos julgamentos dos recursos que podem anular condenações de Lula na Lava Jato. Um dos recursos alega a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública.

O caso começou a ser analisado em junho, mas o julgamento não foi concluído. Também está pendente a análise do pedido de suspeição dos procuradores da República que integram a força-tarefa da Operação Lava Jato.

Sobre Noticidade Brasil 7420 Artigos
Noticidade Brasil é um portal de noticias que veio com a ideia de levar a informação de modo rápido e de fácil acesso ao publico. Contamos com uma equipe totalmente qualificado e com parceiros que estão aptos a nós ajudar levar a informação até você. Noticidade Brasil, a notícia a um clique de distancia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*