No sábado, alerta de risco de fechamento do espaço aéreo chegou a afetar ao menos um voo com destino à Capital
A FAB (Força Aérea Brasileira) informou na tarde desta segunda-feira (22) que voos seguem sem restrições no país e manteve afirmação não ha risco.
Ainda de acordo com a FAB, o monitoramento de espaço aéreo segue sendo realizado pelo Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), a fim de garantir a segurança do tráfego.
De acordo com a companhia aérea Azul, o voo 2934 (Cuiabá-Campo Grande-Curitiba), foi cancelado “em razão da previsão da chegada de cinzas vulcânicas provenientes do Peru” e os passageiros reacomodados em ônibus fretados.
Vulcão Ubinas
Erupções recentes do vulcão Ubinas, considerado o mais ativo do Peru, motivou evacuação de centenas de moradores da localidade, que fica na região sul do país. O Ubinas não registrava atividade desde 2017.
As evacuações ocorreram devido a uma chuva de cinzas e de gases tóxicas, ocorridas após duas explosões registradas na madrugada da sexta-feira (19). De acordo com as autoridades peruanas, o Ubinas segue em atividade e, devido a isso, foi emitido alerta laranja, ou seja, um estágio antes do mais perigoso, que é o vermelho.
Após as explosões, gases tóxicos e cinzas formaram uma nuvem de poeira vulcânicas que seguiam sendo empurrada pelas correntes de ar para a área da fronteira com a Bolívia e Brasil.
Seja o primeiro a comentar